quinta-feira, 3 de maio de 2012


Relator pede cassação de Demóstenes por mentir

Leandro MazziniJornalista
O relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que será apresentado hoje no Conselho de Ética pede a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar por ter mentido. Para reforçar o documento, Costa pesquisou discursos e citações de Demóstenes nos quais ele se contradiz sobre suas ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, e os destacou no documento. Em nenhum momento o relator lançou mão das gravações de conversas de Demóstenes com Cachoeira que vazaram pela imprensa, porque o inquérito só foi liberado pelo STF há poucos dias para a CPI.
Primeiro ato
O relatório é apenas uma peça inicial. Pode surgir um final, diz Costa, se o Conselho “pedir intercâmbio de informações com a CPI”, de posse do inquérito, para citar as gravações.
Pela telinha
Enquanto o plenário da CPI estava lotado ontem às 15h50, Demóstenes chegou ao Senado, marcou presença e ficou pouco tempo no Cafezinho assistindo a sessão pela TV.
Retribuição
Aprovada para conselheira do TCE do Piauí pelos deputados na sexta, a mulher do governador Wilson Martins (PSB), Lília Martins, não perdeu tempo na retribuição. Seu primeiro voto no tribunal ontem, logo depois da posse e sem conhecimento do processo, foi pela suspensão do julgamento por mais 60 dias das contas da… Assembleia Legislativa.
Inferno astral
Tudo pesa contra Demóstenes. Além do farto material divulgado, o Congresso não quer pagar o preço. Já absolveu, nos últimos três anos, uma deputada (Jaqueline Roriz) e um senador (Renan Calheiros). Apesar do voto secreto, há quem aposte na cassação.
Rifa eleitoral
Pode morrer na praia o projeto da deputada Iriny Lopes (PT-ES) de concorrer à prefeitura de Vitória. A briga acontece dentro do partido, que pretende rifá-la na capital em prol de boas coligações no interior.
Vaivém
Encontro de gerações no Cafezinho da Câmara ontem às 18h30. Entrou no elevador Brizola Neto, futuro ministro do Trabalho, e saiu o octogenário Pedro Novaes, ex-Turismo.
Filete d’água
Cachoeira está para Filete D’água. Trancafiado com mais três em cela do presídio da Papuda, no DF, emagreceu 10 quilos, está pálido e deprimido, diz um advogado que o viu.
Filme de comédia
Com as escutas da Monte Carlo veio à tona caso hilário no Aeroporto de Congonhas: os agentes da PF deram voz de prisão ao ministro Paulo Bernardo, em vez do alvo Coubert Martins, ambos na sala do governo para embarque, na limpa do Ministério do Turismo.
Abraço dos afogados
O presidente francês Sarkozy, que tenta reeleição, não tem boa lembrança de Brasília. No roteiro em 2009 teve abraço no governador José Roberto Arruda, na obra do monotrilho que não saiu do papel. A agência francesa barrou envio do dinheiro por superfaturamento.
Mensalões na CPI
Também alvo de mensalão, o DEM quer trazer de volta o Mensalão do PT à CPI do Cachoeira. Vai priorizar a tentativa de convocação de Waldomiro Diniz, o cerne da denúncia contra os petistas em 2005.
Mineiramente
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro (PSDB), assume hoje o governo por 10 dias. É o tempo em que o governador Antonio Anastasia (PSDB), e o vice, Alberto Coelho (PMDB), passarão fora do Brasil em agenda.
Contas capixabas
Com as contas apertadas, o governador Renato Casagrande (ES) faz amanhã a última das 10 audiências públicas para falar do Plano Plurianual de Investimentos de 2013, em Vitória.
Pré-campanha
O federal Edivaldo Holanda Jr (PTC) tira licença de 120 dias e dá lugar ao Weverton Rocha (PDT). Edvaldo é o preferido de Flávio Dino para a prefeitura de São Luís (MA).
Retífica Esplanada
O presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional é Allan Titonelli Nunes, e não o membro Jorge Messias, como publicado.
Ponto Final
As duas maiores e melhores cinematecas do país hoje são de Carlos Cachoeira e Anthony Garotinho.
Com Gilmar Correa 
____________________________________

Nenhum comentário: