Renan Calheiros e Aécio trocam acusações no Senado
5/2/2015 12:59
Por Redação, com Agência Senado e agências de notícias - de Brasília
Por Redação, com Agência Senado e agências de notícias - de Brasília
O Senado foi palco de uma troca de acusações entre o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na noite de quarta-feira. Os ânimos se acirraram entre os parlamentares após o tucano criticar suposta manobra arquitetada pelo alagoano para excluir o partido da Mesa Diretora.
Na disputa pela presidência do Senado, no domingo, Renan não teve o apoio do PSDB, já que o partido ficou do lado do outro candidato, Luiz Henrique (PMDB-SC). Com isso, o presidente reeleito do Senado considera que os tucanos romperam com o acordo da proporcionalidade.
A resposta de Calheiros veio com o apoio à candidatura de Vicentinho (PR-TO), lançado para disputar a primeira secretaria da Casa. Como o cargo pela proporcionalidade deveria ficar com o PSDB, o senador mineiro começou o embate.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que o regimento estabelece que a proporcionalidade deve ser aplicada “sempre que possível” e que, como não houve entendimento político entre os líderes, a solução a ser adotada teria que ser a votação.
— Como não há esse entendimento, não há outro caminho — afirmou Renan.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a oposição age de forma incoerente. Por ter apoiado uma “dissidência para a Presidência” na eleição do último domingo (1º) e ir contra a votação para o restante dos cargos.
— É claro que um entendimento seria melhor. O que foi discutido aqui e decidido para o restante da chapa foi o que foi feito pela oposição na cabeça da chapa na eleição para a Presidência. Na democracia, vale quem tem mais voto. O regimento permite a disputa — explicou.
Confira o “diálogo” entre Renan e Aécio:
Aécio Neves: Vossa excelência será o presidente dos ilustres senadores que o apoiaram, mas vossa excelência perde a legitimidade para ser presidente do partido de oposição nesta casa.
Renan Calheiros: Bom que isso esteja sendo dito por vossa excelência, candidato à presidência da Republica e tem a dimensão do que é a democracia.
Aécio Neves: Vossa excelência desrespeita a democracia.
Renan Calheiros: Veja em que conta coloca a democracia. Por isso deu no que deu, vossa excelência perdeu a chance de ser presidente da Republica porque é estrela.
Aécio Neves: Perdi de cabeça erguida, olho nos olhos dos cidadãos, falo com a população brasileira e vossa perdeu a dignidade desse cargo.
Renan Calheiros: Respeite a Mesa, respeita a mesa e tenha a dimensão da democracia.
Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.
Deixe
um
comentário
Notícias
- Renan Calheiros e Aécio trocam acusações no Senado
- Equipamentos públicos adotam critérios de sustentabilidade no Rio
- Governo irá investir RS 350 milhões em segurança para Jogos de 2016
- Novos esportes dos Jogos Olímpicos de Tóquio serão decididos em 2016, diz COI
- Botafogo empata com VR com um gol no final da partida
- Polícia Federal quer explicações sobre doações com dinheiro da Petrobras, diz procurador
- Rio se mobiliza para enfrentar forte chuva nesta quinta-feira
- Tesoureiro do PT é levado para prestar depoimento na PF
- Eduardo Cunha anuncia criação da CPI da Petrobras
- Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Bacia de Camp
Nenhum comentário:
Postar um comentário