quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Botelho destaca iniciativas na defesa da criança e do adolescente (Maria Neblina Orrico Rocha)

O senador Augusto Botelho (PT) abriu, na manhã desta quarta-feira, a programação de palestras da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, em Brasília, e destacou as iniciativas do Senado Federal que considera conquistas importantes na defesa da criança e do adolescente.

Ele citou o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, instalada por proposta da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), frisando entre os resultados do trabalho o mapeamento dos pontos de tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Brasil.

O senador destacou o trabalho da CPI da Pedofilia que, com o objetivo de investigar crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes por meios como a Internet, vem obtendo êxito inclusive com a obtenção de dados de álbuns fechados de sites como o Orkut. Mas admitiu que, apesar dos avanços, o processo legislativo é lento, e infelizmente não se consegue fazer uma lei em três ou quatro meses, devido a prazos e encaminhamentos.

“Infelizmente, no Brasil, apesar dos grandes avanços conquistados nessa área, a aplicação desses conhecimentos na vida dessa criança e da família é insuficiente, falta conhecimento e informação. Por isso, é de extrema importância o incentivo dado pela presidência do Senado com a realização deste seminário”, analisou.

Para Botelho, é preciso também dar uma atenção maior às crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Para isso, os senadores precisam apresentar sugestões e incentivar ações que possam ser desenvolvidas com o objetivo de eliminar os riscos decorrentes dessa situação”, mencionou.

Ao afirmar que as relações estabelecidas pela criança em sua primeira infância são referências fundamentais para a saúde física e mental, o senador classificou o seminário como um espaço democrático, por debater "um dos bens mais preciosos que temos no Brasil, que é o futuro das nossas crianças e da nossa pátria".

Ao encerrar sua palestra, o parlamentar disse acreditar que, com o seminário, haverá mudanças no país e na legislação brasileira. E pediu aos participantes do evento que procurem valorizar mais a família e chamar a atenção da sociedade, "pois esta está tentando passar a incumbência da educação para a escola e para a creche. É bom chamar a atenção para a importância do pai e da mãe nesse período inicial", ponderou.

Programação
A 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, debate hoje as funções da creche junto à criança e sua família. O evento prossegue até sexta-feira, quando serão realizadas oficinas com educadores e cuidadores.

Nenhum comentário: