* O governo age nos bastidores para evitar a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informa Kennedy Alencar.
O ministro Walfrido dos Mares Guia, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), têm procurado aliados para dizer que a cassação não interessa ao governo.
(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
O Conselho de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovam relatório pela cassação de Renan Calheiros
* Votação secreta em plenário deve ocorrer na próxima semana.
(Valor Econômico - Sinopse Radiobrás)
* O advogado Bruno Lins complicou ainda mais a situação de Renan Calheiros ao reafirmar à Polícia Federal que o senador é beneficiário do esquema de propinas pagas por um banco.
(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)
Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista a nove emissoras de rádio, na manhã de ontem, não ver "possibilidade" de o PMDB ou o próprio Renan misturarem o processo de cassação que o senador responde com as votações no Congresso.
Também disse que se trata de duas coisas diferentes: uma é um problema do presidente do Congresso, acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de empreiteira, entre outros supostos delitos.
Outra, segundo Lula, é um problema nacional, de políticas que precisam ser votadas.
(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
* As bancadas peemedebistas na Câmara e no Senado estão pressionando o governo a salvar o mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Em troca, eles acenam com a aprovação da lei que prorroga a CPMF e garante R$ 39 bilhões de arrecadação anual. Ontem o PSOL protocolou mais uma queixa contra Renan na Mesa Diretora do Senado - é a quarta apresentada contra ele.
(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
* Notas e Informações
Ninguém ignora que o desfecho que o presidente Lula deseja para a crise causada pelo caso Renan Calheiros é José Sarney de novo na presidência do Senado.
(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
* Senadores como o petista Delcídio Amaral protestaram contra a realização de sessão secreta para votar a cassação do mandato de Renan Calheiros.
Apesar de a regra ser regimental, Delcídio deve apresentar requerimento para abrir a sessão, mantendo só o voto secreto, como manda a Constituição.
- "Traidores" podem decidir o caso Renan.
(Jornal do Commércio (PE) - Sinopse Radiobrás
Nenhum comentário:
Postar um comentário