quarta-feira, 18 de junho de 2008

Senado e Câmara param para receber o príncipe herdeiro do Japão

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O Senado e a Câmara pararam nesta quarta-feira por cerca de duas horas para a visita do príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito. O herdeiro foi recepcionado pelos presidentes das duas Casas, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Três deputados de origem nipônica discursaram em homenagem ao príncipe e ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

Chinaglia fez um rápido discurso no qual lembrou a chegada dos imigrantes, em 1908, no porto de Santos (SP). "A saudade era uma palavra da nova língua que se aprendia com o coração", afirmou o deputado, ressaltando as inúmeras dificuldades que os imigrantes passaram para se adaptarem à vida brasileira.

Os deputados Walter Ihoshi (DEM-SP), William Woo (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR) falaram em nome do Parlamento brasileiro e dos descendentes.

"O Brasil é um país multicultural. Sou filho de mãe japonesa, meu pai nasceu em Taiwan, eu sou brasileiro e casei com uma mulher que é da Coréia', disse Woo, informando ao príncipe como é a formação étnica brasileira.

Sorridente, o herdeiro japonês retribuiu a simpatia. No discurso aos parlamentares, Naruhito recordou da primeira vez que esteve em Brasília, em 1982. Comentou sobre o cerrado e as belezas naturais que conheceu. E, mais uma vez, defendeu união de Brasil e Japão. Naruhito não escondeu a emoção quando foi colocado o áudio de um discurso proferido pelo seu pai Akihito, em 1967, quando ainda era príncipe herdeiro.

Também em homenagem ao herdeiro foram convidados para a cerimônia três artistas do teatro popular tradicional japonês --dois homens e uma mulher vestidos de gueixa tiveram assento entre os parlamentares. A Miss Centenário da Imigração Japonesa, Adriana Inagakai, 17, também ficou em lugar de destaque. Diversos integrantes da comunidade nikkei acompanharam a visita do príncipe ao Congresso.

Folha Online

Nenhum comentário: