sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Luciana Genro vai assumir liderança do PSOL na Câmara dos Deputados

15/02/2008 - 12h32

da Folha Online

O PSOL também vai substituir sua liderança na Câmara dos Deputados. Na próxima semana, a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) assume a liderança da bancada do partido na Câmara. O lugar era ocupado pelo deputado Chico Alencar (RJ).

Luciana está em seu segundo mandato como deputada federal. Ela foi eleita, em 2006, com 185 mil votos. Hoje, ela é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Ela integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise Aérea.

PSDB

Na quarta-feira, o deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) foi escolhido o novo líder da bancada tucana na Câmara, com 36 votos. Ele ocupará o lugar de Antonio Carlos Pannunzio (SP).

Aníbal venceu o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que também disputava a liderança do PSDB na Câmara. Madeira recebeu 22 votos.

A vitória de Aníbal enfraquece o grupo do governador de São Paulo, José Serra, que apoiava Madeira.

PT

A bancada do PT na Câmara elegeu na terça-feira o novo líder do partido na Casa: o deputado Maurício Rands (PE). Segundo o líder do governo na Casa, Henrique Fontana (RS), a escolha foi feita por unanimidade. Ele disse que não houve disputa interna e que o nome de Rands foi indicado por consenso --a bancada reúne 80 deputados, no total.

DEM

No DEM, a escolha do líder foi adiada de terça-feira passada para o dia 19. O deputado Antonio Carlos Magalhães (BA) é o único candidato a liderar a bancada. Ele deve substituir o atual líder, Onyx Lorenzoni (RS).

Recondução

Já em outros dois partidos que integram a base aliada que apóia o governo o ambiente é de tranqüilidade. No PR, o atual líder Luciano Castro (RR) deve ser reconduzido à função por mais um ano, enquanto o PP, deverá fazer o mesmo com o deputado Mário Negromonte (BA).

Os líderes representam os deputados nas reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado e também com autoridades ligadas ao governo federal. São os líderes que negociam ainda as indicações para a composição de comissões permanentes e de CPIs (comissões parlamentares de inquérito), por exemplo.

Todos os partidos políticos têm direito a mais de um vice-líder. O número de vice-lideranças depende do tamanho da bancada --quanto maior a bancada, mais vice-líderes a legenda indica.



Nenhum comentário: