sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sarney se diz ‘peplexo’ com o apoio do PSDB a Tião

Alan Marques/Folha
José Sarney falou ao repórter Lauro Jardim. Vai abaixo um resumo da entrevista:



- Por que quer voltar à presidência do Senado?

Estou atendendo a um pedido quase irresistível dos partidos e de quase todo o Senado. Quero prestar um serviço à sociedade e continuar o processo de modernização do Senado [...]. Além disso, estamos entrando num ano de crise econômica, que será profunda. Tenho, com a minha experiência, condições de ajudar a governabilidade do país.



- Não teme o desgaste de uma derrota?

Disputar essa eleição não deve ser encarado como uma busca pelo poder. E sim como um gesto de humildade. Desde que deixei a presidência da República, já disputei diversas eleições.



- Diante de um Senado dividido, retiraria a candidatura?

Não há divisão alguma.



- O que acha de Renan Calheiros como homem público?

O Renan foi líder no Senado duas vezes, foi ministro e é um político importante no país.



- Tião Viana disse: "Ele [Sarney] está pensando que o Senado é um fundo de quintal. Tem gente que tem uma visão patrimonialista da vida pública". O que achou?

Eu o conheço há muito tempo, mas não conhecia essa face grosseira do Tião. O que ele disse foi falta de respeito.



- Por que o PSDB fechou com Tião Viana?

Eu me faço a mesma pergunta. Recebi com perplexidade essa decisão.



- Quantos votos acha que terá entre os 13 senadores do PSDB?

Não faço este tipo de cálculo. Respeito muito os senadores do PSDB.

Escrito por Josias de Souza às 17h17

Nenhum comentário: