quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Renan se licencia da presidência do Congresso

BRASÍIA - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou há pouco que se licencia da presidência do Senado, em pronunciamento gravado pela TV Senado. Na fala, Renan reafirmou que enfrentará os processos aos quais responde no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

"Resistirei firme na minha defesa, honrando a confiança da minha família, do povo de Alagoas, dos meus amigos, dos meus colegas do Senado Federal", afirmou.

A licença será por 45 dias, a contar desta noite. Durante a sua ausência, a presidência será exercida pelo senador Tião Viana (PT-AC), que ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Mesa.

A íntegra do discurso

"Hoje, decidi licenciar-me da presidência do Senado Federal por um prazo de 45 dias para demonstrar de forma cabal e respeitosa à Nação e a todos os senadores que não precisaria do cargo de presidente do Senado para me defender. Agindo assim, afasto de uma vez por todas o mais recente e injusto pretexto usado para tentar dar corpo à inconsistência das representações enviadas sem qualquer indício ou prova ao Conselho de Ética.

Com este meu gesto unilateral, preservo a harmonia do Senado e deixo claro o meu respeito com os interesses do País e homenageio as altas responsabilidades das funções que exerço contribuindo, decisivamente, para evitar a repetição dos constrangimentos ocorridos na seção de 9 de outubro.

Reafirmo que enfrentarei os processos, como fiz até agora, à luz do dia, com dignidade, sem subterfúgios. Não lancei mão das prerrogativas de presidente do Senado em meu benefício ou contra quem quer que seja. A minha trincheira de luta sempre foi a inflexível certeza da inocência, a qual estou convicto que prevalecerá com a verdade, como aconteceu na minha absolvição. O poder é transitório, enquanto a honra é um bem permanente que não sacrifico em nome de nada.

Resistirei firme na minha defesa, honrando a confiança da minha família, do povo de Alagoas, dos meus amigos, dos meus colegas do Senado e daqueles que, mesmo sem me conhecer, com seu apoio, suas mensagens e suas orações, me deram força até agora. A estes certamente, não decepcionarei. Aguardarei, serenamente, que a justiça e a verdade prevaleçam."

Fonte: Tribuna Online

http://www.tribuna.inf.br/

Nenhum comentário: