segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Cortes devem atingir o PAC e emendas, diz presidente da comissão de Orçamento

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB), afirmou nesta segunda-feira que os cortes na proposta orçamentária deverão atingir o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e também as emendas parlamentares de bancada e individuais. Maranhão e o relator-geral da proposta, deputado José Pimentel (PT-CE), se reúnem com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) ainda nesta semana para discutir os cortes.

"Não tem como preservar o PAC. Deve se fazer economia dentro do próprio Orçamento. O PAC tem R$ 80 bilhões previstos para este ano e mais restos a pagar de 2007", disse Maranhão, que deve chegar amanhã a Brasília. "Não será um trabalho fácil."

Ainda nesta semana, o senador disse que serão examinados os estudos enviados pelos representantes dos três Poderes sobre as áreas que eventualmente poderão sofrer cortes em busca da meta do governo --que é de cortar R$ 20 bilhões.

Porém, Maranhão admitiu que as principais dificuldades estão localizadas no âmbito do Congresso, uma vez que emendas parlamentares de bancada e também individuais poderão ser atingidas pelos cortes.

"O Legislativo é que tem de dar o exemplo. Não excluo dos cortes as emendas individuais nem as de bancada. Mas tudo isso será definido pela comissão", disse o senador. "A Justiça, para ser boa, tem de começar em casa", afirmou ele, referindo-se ao Congresso.

Maranhão afirmou ainda que logo após o Carnaval, no começo de fevereiro, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso fará sua primeira reunião do ano.

Segundo ele, os parlamentares terão de acelerar os trabalhos porque regimentalmente a comissão deve concluir as atividades até o final de fevereiro. "Será uma corrida contra o tempo."

O presidente evitou polemizar com a oposição que ameaça dificultar a votação do Orçamento. "O caminho ideal não é este porque o país não pode ficar sem Orçamento. Seria um prejuízo para todos", disse.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u360870.shtml

Nenhum comentário: