segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ciro Gomes afirma que 2010 poderá ser sua última campanha eleitoral

Vicente Gioielli
Em Fortaleza
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) anunciou na tarde deste domingo (22) que as eleições de 2010 podem ser as últimas de que ele participa. Candidato derrotado por duas vezes ao posto de presidente da República (1998 e 2002), Ciro disse que não quer mais ser deputado federal e que só sairá candidato dentro de dois anos se for para a presidência.

Um dos nomes já praticamente colocados para a disputa eleitoral de 2010, Ciro Gomes disse que poderá abandonar a carreira política se não for eleito. "Eu estou pensando que está na hora de eu mesmo dar espaço para a turma mais nova. Provavelmente a próxima eleição será a minha última. Estou pensando, mas é muito provável que será a minha última" afirmou.

Ciro, que já foi prefeito de Fortaleza, governador do Estado do Ceará, ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, ministro da Integração Nacional do governo do presidente Lula e hoje é deputado federal - eleito em 2006 com a segunda maior votação do país -, é também um dos nomes que gozam da simpatia do presidente Lula para sucedê-lo em 2010.

"Não quero ser deputado de novo. Senador não posso ser porque sou inelegível pela presença do Cid (Gomes, governador do Ceará e seu irmão). Aí posso ser candidato a presidente, aí tudo bem. Não sendo candidato a presidente eu vou ajudar a turma aí", declarou. Por ser irmão do atual governador do Ceará, Ciro fica inelegível para o cargo de senador pelo artigo 14 da Constituição Federal brasileira. No entanto, Ciro não deixou claro se toparia sair candidato à presidência como vice de alguma chapa.

Com apenas 50 anos, a possível aposentadoria de Ciro não foi bem recebida por um de seus amigos mais próximos no Ceará, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os dois, apesar de adversários em âmbito nacional, são muito ligados no Ceará e apóiam juntos, nestas eleições municipais, a senadora Patrícia Saboya (PDT), ex-esposa de Ciro, para a Prefeitura de Fortaleza. Para Tasso, o deputado federal ainda é muito jovem e deve continuar na política. "É muito precoce", alegou.

Tasso também sai em 2010

As declarações de Ciro parecem ter contagiado o senador tucano, que foi presidente nacional do PSDB até 2007. Tasso Jereissati, que hoje tem 60 anos e que também já foi governador do Ceará por três vezes, anunciou que 2010 será sua última participação em uma campanha eleitoral.

"A minha com certeza é a última. Se eu for candidato será a última", disse, ressaltando que provavelmente será candidato ao Senado mais uma vez.

UOL Notícias

Nenhum comentário: